domingo, 20 de outubro de 2013

Torta de carne e legumes na cerveja

Delícia de jantar da sexta à noite.

Uma torta feita com carne e legumes que estavam na geladeira. Sabe quando sobra um pouco de cada coisa,  e a gente acaba jogando fora porque "tem só um pouquinho"? Então. Chega de desperdício.  :)

Para a massa:

300g farinha de trigo branca
100g de manteiga sem sal, fria, em cubinhos
125ml de água gelada
1 col. chá de sal

1 ovo pequeno, batido, para pincelar

Modo de fazer:

Numa travessa,  ponha a farinha e o sal. Junte os cubos frios de manteiga. Com as mãos, misture os cubinhos na farinha até virar algo como uma farofa. Junte a água gelada e forme uma bola de massa. Não misture demais, para não endurecer. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira até a hora de usar.

Para o recheio:

1 lata de cerveja (eu usei Stella Artois, que tinha na geladeira.)
1 cebola média em cubos
2 dentes grandes de alho, espremidos
1 col. sopa de manteiga
1 col. sopa de azeite extra virgem
300g de legumes diversos (eu usei cenoura e abobrinha, mas pode ser chuchu, vagem, ou o que quiser)
2 xíc. chá de tomates bem maduros picados
1 folha de louro
300g de carne bovina em cubos (eu usei fraldinha e patinho - de novo - pq tinha na geladeira)
Sal q.b.
Pimenta do reino q.b.
3 pimentas cumari sem sementes, socadas (opcional)
1 col. sopa de farinha de trigo
(Cerca de) 2 xíc. chá de água

Modo de fazer:

Tempere a carne em cubos com sal, pimenta do reino,  um fio de azeite, um fio de vinagre e alho socado, se desejar. Reserve.
Numa panela média,  coloque a manteiga e o azeite para esquentar. Quanto estiver bem quente, jogue os cubos de carne devagar, para selar. Quando tudo estiver selado, retire a carne da panela e reserve.
Na mesma panela, despeje a cebola em cubos para fritar em fogo baixo.  Quando ficar transparente, junte o alho e deixe fritar até dourar levemente.
Junte os tomates e os legumes picados. Refogue. Junte a carne já frita. Misture. Salpique a farinha de trigo e despeje a cerveja. Raspe bem o fundo da panela para toda a "sujeira" deliciosa soltar com a cerveja.
Bote o louro, as pimentas e 1 xícara de água. Misture,  tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 40min, mexendo de vez em quando. (Aproveite esse tempo para fazer a massa.) Coloque o restante da água,  se a mistura começar a pegar no fundo da panela.
O ponto correto é uma mistura de carne bem macia com legumes num caldo grosso e rico. Cozinhe por mais tempo, se precisar.
Despeje a mistura numa forma refratária para tortas.

Pincele as bordas da forma com o ovo, para ajudar a "colar" a massa.

Abra a massa com um rolo, até que fique nivelada com cerca de 1cm de altura. Cubra a forma com a massa e corte o que sobrar. Aperte as beiradas com os dedos, para ficar bem presa. Com uma faca, faça um X pequeno no centro, para liberar o vapor do recheio. Decore como quiser (não esqueça de usar o ovo como cola.)   Pincele a coisa toda com ovo e leve ao forno médio preaquecido até dourar por inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário