domingo, 24 de abril de 2011

Bruschetta

Oi gente!! Essa é uma receita que todo mundo adora aqui em casa! Espero que vocês também gostem! Precisa de um pouco de paciência, mas o resultado compensa, eu garanto!!

A bruschetta é um prato italiano e é como um sanduíche aberto, então pode ser entrada ou prato principal. A minha receita é de forno, mas eu já vi diversas receitas frias, com vegetais crus etc. Vai depender do gosto de cada um! Essa aqui é bem fácil de fazer e eu vou explicar direitinho, então não tem porque não testar! Bom apetite!

Ingredientes:

04 fatias de pão italiano* de cerca de 2cm de altura
01 tomate rasteiro bem maduro (não o de salada, o para molho), sem sementes
08 tomates-cereja maduros
04 dentes de alho socados ou amassados com azeite
02 raminhos de alecrim
um punhado** de folhas de manjericão
azeite extra-virgem
sal a gosto
pimenta-do-reino moída (na hora) a gosto

Opcional: azeitonas pretas fatiadas

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 200ºC antes de começar a preparar as fatias de pão.
Disponha as fatias numa assadeira, e jogue um pouco de azeite nelas, dos dois lados. Passe o alho (que você amassou com azeite) nas fatias de pão, como se fosse um patê, cobrindo toda a superfície de ambos os lados, também. Ponha no forno e deixe por uns 10 min., virando na metade do tempo para dourar dos 2 lados.
Enquanto isso, corte os tomates italianos em cubinhos bem pequenos (ou jogue tudo no processador mesmo, fica mais gostoso), e, numa tigela, jogue os cubinhos, um fio de azeite, metade do manjericão, uma pitada de sal e uma de pimenta-do-reino. Misture bem e reserve.
Corte os tomates-cereja em 4 partes, coloque numa outra tigela e junte o resto do manjericão, outro fio de azeite, pitada de sal e de pimenta. Misture bem e reserve.
Tire as fatias de pão do forno. Elas devem estar douradas de ambos os lados. Sem tirar da assadeira, coloque um pouco do molho que você preparou com os tomates italianos em cada fatia, tomando cuidado para cobrir toda a superfície. Por cima do molho, coloque um pouco dos tomates-cereja temperados, e meio raminho de alecrim. Se quiser colocar azeitonas, essa é a hora.
Volte tudo pro forno e deixe até que os alecrins fiquem torradinhos, isso vai dar um perfume fantástico para a bruschetta. Sirva bem quente.

Um beijo!

* O pão italiano é aquele de casca bem grossa e miolo macio. A casca serve pra reter a umidade do pão a fim que ele tenha uma durabilidade fantástica antes de ser cortado.
** "um punhado" quer dizer um tanto que caiba na palma da mão, mas eu não lembrei outra palavra pra isso. rs

Um comentário: